Foto: Vinicius Becker
As novas instalações do Fórum de Santa Maria foram oficialmente inauguradas, nesta quarta-feira (21), durante ato promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A solenidade marcou a entrega das obras de revitalização do prédio e reuniu magistrados, servidores do Judiciário, representantes de instituições do sistema de Justiça e autoridades do município. O projeto foi pensado e idealizado pelo arquiteto Giovani Lino, diretor do Departamento de Infraestrutura do Tribunal de Justiça gaúcho.
O ato, iniciado na Sala do Júri, contou com a presença do presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, que em fevereiro, deixará o cargo. Ele destacou que a intervenção realizada no prédio foi ampla e resultou, na prática, em uma nova estrutura. Segundo ele, o Fórum passou por modernização completa, com melhorias voltadas tanto ao atendimento ao público quanto às condições de trabalho de magistrados e servidores.

Durante a cerimônia, que durou cerca de duas horas, Vinicius Leão, juiz de direito - 4ª Vara Criminal de Santa Maria, Jorge Pozzobom, secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do governo do Estado do Rio Grande do Sul, que representava o governador Eduardo Leite e o atual prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo fizeram um discurso de abertura do ato.
Nas falas, as autoridades afirmavam que as novas instalações marcavam um novo cenário não só para o judiciário de Santa Maria, mas também para a população da cidade. Ao fim das falas de Decimo, Delgado Neto abriu sua fala relembrando as vezes que esteve no fórum e como o ambiente estava mudado devido às reformas, e que traria um ganho para o Estado.
— Toda a tecnologia de ponta da construção civil foi aplicada. Isso qualifica o trabalho do juiz, a prestação do serviço da jurisdição e facilita muito a convivência com os demais poderes, especialmente a integração do sistema de Justiça com Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados e advocacia pública — disse o presidente.
- Servidor público aposentado atropelado sobre a calçada em Santa Maria apresenta boa recuperação, conta irmã
- Boulos defende escala 5 x 2: qual a chance de entrar em vigor uma jornada com dois dias de folga por semana
Delgado Neto ressaltou que a revitalização contemplou áreas estruturais e tecnológicas, com atualização dos sistemas hidráulico e elétrico, além de melhorias nos espaços de recepção à população. Ele também exaltou que Santa Maria conta com uma das melhores estruturas do Rio Grande do Sul.
— Estamos em final de gestão e em um processo de entregas de um trabalho que vem sendo feito há mais de dois anos. Este prédio de Santa Maria é um prédio excelente, mas era um projeto de 1993. Foi praticamente feito um prédio novo — afirmou Delgado Neto durante seu discurso inicial.

Após a cerimônia de abertura da sala principal, autoridades e público presente se deslocaram para a entrada da sede para o ato de retirada do pano que cobria a placa que remete às novas instalações. Em breve fala, o presidente comentou sobre o final de sua gestão à frente do TJRS, para Delgado Neto, a entrega das novas instalações representa um de seus último atos.
- Esse projeto já vinha sendo feito a longo prazo, e ele ser inaugurado na reta final de minha gestão é muito significativo. É um prédio muito bom, mas que agora se torna ainda melhor equipado para receber a população da região- comentou.

O titular da 1ª Vara Criminal de Santa Maria, juiz Ulysses Louzada, também participou da inauguração e avaliou que a nova estrutura representa um avanço significativo para o funcionamento do Judiciário no município. Ele lembrou a trajetória da Comarca, desde o antigo prédio no Centro até a atual sede, agora revitalizada.
— Quando cheguei, nós estávamos no fórum antigo, na praça. Depois viemos para este prédio. Talvez, naquela época, tivéssemos apenas três juízes do júri. Hoje, vendo esta estrutura, o salão do júri corresponde à expectativa da comunidade — afirmou.
O magistrado destacou que a revitalização amplia a capacidade de realização de julgamentos e melhora as condições para o trabalho das equipes envolvidas.
— É uma entrega do Judiciário para a comunidade de Santa Maria, que passou por tantos problemas e precisa ser olhada com mais tranquilidade. Isso é importante para a cidade — disse.
Segundo Louzada, a expectativa é de aumento no número de sessões do Tribunal do Júri ao longo do ano.
— No ano passado, tínhamos programado cerca de 100 júris. Agora, em 2026, acreditamos que vamos conseguir corresponder e dar essa prestação de justiça à comunidade — afirmou.

O juiz também ressaltou que a estrutura reforça a atuação integrada entre as diferentes esferas do Judiciário e instituições parceiras.
— Temos Justiça Federal, Justiça do Trabalho, e isso é importante para todos nós. A prestação jurisdicional é um trabalho conjunto de juízes, promotores, servidores e demais profissionais — concluiu.
Agenda institucional
A inauguração em Santa Maria integra uma série de atos institucionais realizados pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul nesta semana, com foco no fortalecimento da infraestrutura do Judiciário no interior do Estado e na ampliação do acesso da população aos serviços judiciais.
Serviço

Onde: Alameda Buenos Aires, 201, Bairro Nossa Senhora das Dores
Horário Geral: De segunda a sexta-feira das 12h às 19h (expediente interno).
Atendimento ao Público: 13h às 17h, com atendimento remoto e plantão para urgências fora desse horário.